THE PYRAMID
Na cultura popular, há muita ênfase na crença dos Illuminati de que o dinheiro não é mau. Alguns consideram que o nosso incentivo ao trabalho e à riqueza é uma promoção do egoísmo, negligenciando assim o verdadeiro significado da pirâmide e as mensagens subjacentes que motivam a nossa diligência.
De acordo com os princípios dos Illuminati, a riqueza não é simplesmente um meio de enriquecimento pessoal. Pelo contrário, o dinheiro é uma ferramenta que pode ser usada para cumprir o dever de todos no avanço da espécie humana.
A busca egoísta pelo dinheiro é um objetivo vazio, mas a busca pela bondade que o dinheiro pode criar é uma das maiores responsabilidades da humanidade.
Quanto mais dinheiro uma pessoa tiver, mais oportunidades ela terá de mudar positivamente a vida das pessoas necessitadas. Se você é pobre e de boa vontade e a casa do seu amigo pega fogo, você ainda será uma boa pessoa, mas não terá a oportunidade de ajudá-lo no que ele mais precisa. Se a mesma casa pegar fogo, mas você for rico, você pode dar ao seu amigo um lugar para ficar e uma casa nova, porque você tem mais do que suficiente para você e para todos que precisam ao seu redor.
O dinheiro não tem sentimentos, nem voz, nem alma – a sua escolha entre o bem e o mal é decidida por quem o utiliza.
Embora não seja mau ser pobre, a celebração da pobreza está enraizada no egoísmo. Uma pessoa pobre pode salvar uma vida, mas uma pessoa rica pode construir um hospital e salvar dez mil. Os pobres não podem fazer muito para ajudar os pobres, mas os ricos podem ajudar tanto quanto puderem. Se uma pessoa é rica, ela tem a oportunidade de fazer o bem, mas se for pobre, não pode ajudar ninguém além de si mesma.
Quem tem pouco ainda pode fazer muito. O dinheiro é apenas papel e números que são trocados pelo tempo e esforço de uma pessoa. Portanto, se uma pessoa não tem dinheiro, pode usar o seu tempo e esforços para promover a humanidade – ações positivas que têm valor igual às doações de caridade.
Quanto maior for a fortuna de uma pessoa, maior será a sua responsabilidade para com os seus semelhantes. Tal como na pirâmide, aqueles com mais poder podem fazer o maior bem ao maior número daqueles que estão abaixo deles.